Buenos Aires
- Virna Miranda
- 20 de ago. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2020
A capital portenha continua cheia de charme. Arquitetura europeia, frio, boa comida, bons vinhos. Combinação perfeita para um final de semana a dois, em família ou com amigos.

Já estivemos em Buenos Aires algumas vezes. Só o casal, acompanhado de bons amigos... Dessa vez, fomos em família, para comemorar o aniversário de minha mãe. Como era a primeira vez da aniversariante na cidade, nosso passeio incluiu os clássicos, em um roteiro que coubesse em 3 dias. E sim, foi uma delícia. Vem com a gente.
Centro Histórico
O ar europeu está por toda cidade. Na arquitetura dos prédios, nas praças, nos monumentos. Até o friozinho ajuda. E é no centro histórico que a capital porteña revela sua alma espanhola em toda sua plenitude.
Nosso hotel era muito bem localizado, bem ao lado da Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada. Dali, pode-se fazer uma gostosa caminhada por pontos famosos como a Avenida 9 de Julho, onde está o Obelisco, passando pela Calle Florida, concorrida área de compras de Buenos Aires, até a Galeria Pacífico, o shopping mais lindo da cidade.
No caminho, vale uma parada para um café no charmoso Tortoni. Peça o clássico "Submarino".

Uma pausa para jantar no Miranda
Descobrimos o Miranda por acaso, em nossa última viagem a Buenos Aires. Andando sem rumo por Palermo Hollywood demos de cara com esse restaurante que tem meu sobrenome. Entramos e acertamos. É um lugar super agradável para almoçar, jantar ou tomar um drink com petiscos. Desta vez, fomos ao Miranda em duas noites diferentes. Não deixe de pedir o queijo de cabra empanado.

Um rolé pela Recoleta
Aproveite o passeio pela Recoleta para conhecer o lindo Jardim Japonês, um oásis da capital porteña.
Conhecido por ser um dos bairros mais sofisticados de Buenos Aires, a Recoleta é famosa pelo Cemitério onde está o jazigo de Evita Peron.

Mas a região tem muita coisa interessante para conhecer e um dia de sol é um convite a caminhar por suas ruas. Três paradas que recomendo:
Livraria O Ateneu

Construída em um antigo teatro, o Ateneu é uma das livrarias mais lindas do mundo. Mesmo que não pretenda comprar um livro em espanhol, vale apreciar a arquitetura belíssima, tirar umas fotos e tomar um café que fica exatamente onde era o palco do teatro.
Jardim Japonês
Vale uma esticada até para conhecer o Jardim Japonês, um verdadeiro oásis de lagos, pontes de madeira, árvores floridas. Demos sorte e vimos várias cerejeiras em flor. Além do jardim, o local abriga um centro de atividades culturais, um restaurante japonês e um viveiro que vende plantas e bonsais. A entrada é paga (mais ou menos R$ 20 por pessoa), sendo que a renda é destinada a manter o Centro Cultural.
Floralis Generica
A Floralis Generica é uma enorme flor de metal localizada na Plaza de las Naciones Unidas. A escultura do arquiteto argentino Eduardo Catalano tem uma característica peculiar: suas pétalas abrem e fecham automaticamente, dependendo da hora do dia.
o Jardim Japonês e a Floralis Generica, uma enorme flor de metal localizada na Plaza de las Naciones Unidas. A escultura do arquiteto argentino Eduardo Catalano tem uma característica peculiar: suas pétalas abrem e fecham automaticamente, dependendo da hora do dia.
Puerto Madero
O antigo porto de Buenos Aires foi transformado em um delicioso pier que beira o Rio de la Plata. Reserve uma tarde para passear sem compromisso, tirar fotos lindas na Puente de la Mujer e depois escolha um lugar aconchegante para almoçar. Puerto Madero oferece várias opções gastronômicas - restaurantes, bares, cafés. Dois lugares bem famosos são o Cabana Las Lilas e a sorveteria Fredo. Já fui várias vezes ao Las Lilas, mas dessa vez saí um pouco decepcionada. Acho que caiu muito, não gostamos do serviço, as carnes vieram meio misturadas e fora do ponto pedido e a conta foi bem salgada (foi o almoço mais caro do final de semana e sem vinho). Valeu o polvo que pedi, estava bem gostoso.
E vamos a bailar
Estar em Buenos Aires e não curtir um tango é estar em Roma e não ir ao Vaticano. Então aproveite a oportunidade para se entregar ao romantismo e sensualidade desse ritmo latino. Existem várias casas de shows de tango, mais turísticas, e também as não muito conhecidas milongas - que é o lugar onde os porteños frequentam para dançar tango. A casa de tango mais famosa da Argentina é a Señor Tango. Já tínhamos assistido ao show há muitos anos atrás e fiquei surpresa, pois o espetáculo se reinventou e melhorou muito. Tudo bem, é um programa meio turistão, mas vale a pena o investimento (aproximadamente R$ 240 por pessoa, incluindo o jantar com vinho). O lugar é lindo, o jantar bem gostosinho, e o show é muito legal. Dá para conhecer vários estilos de tango, desde o mais dramático até um tango mais descolado e ligeirinho, que apelidamos de "tango universitário". Destaque para a participação de Fernando Soler, o criador e diretor do espetáculo, que cantou, dançou e interagiu com os convidados. Noite divertida.
Mi caminito querido!
Localizado no bairro de La Boca, o Caminito é uma das regiões mais frequentadas pelos turistas que passam pela cidade. Muita gente acha que não vale a pena, mas se você nunca foi, vá. Caminhe pelas ruas, tire fotos dos prédios coloridos, fuce as lojinhas. Mas fique longe dos pega-turistas, como dançarinos de tango que ficam te chamando para tirar foto e restaurantes caros que não oferecem comida de qualidade. Também não se afaste muito das ruas mais centrais e pegue táxi na fila. No mais, se divirta.
San Telmo
Se passar o domingo em Buenos Aires um programinha bem gostoso que recomendo é a feirinha de San Telmo. A feira de antiguidades rola na Praça Dorrego e atrai milhares de pessoas. Mesmo que você não curta antiguidade, aproveite o clima alegre para se divertir na região. As ruas do entorno têm dezenas de lojas legais, cafés, bares e restaurantes. Perambule sem pressa e descubra seus cantinhos preferidos. Recomendo uma parada na Casa do Doce de Leite (um dos doces que mais amo), onde você poderá degustar diferentes tipos de doce de leite (é claro) e escolher um pra chamar de seu.

A Pulpería Quilapán é uma ótima opção para almoçar em San Telmo
O domingo era o dia do aniversário de minha mãe e nosso último dia na cidade e para comemorar escolhemos a Pulpería Quilapán, recomendada pelo TripAdvisor. O restaurante é meio escondido (Calle Defensa, 1344), a fachada branquinha não revela muito, mas quando entrar, você vai descobrir que o lugar é aconchegante, charmoso e a comida divina. Tem vários ambientes, ficamos num salão com decoração vintage, com objetos pendurados e um antigo piano e ainda tivemos o privilégio de ouvir o som de uma pianista de mais de 80 anos. Comi a melhor comida da viagem! Um cordeiro marinado que derretia na boca. E o melhor: o preço super justo. Bon provecho!
Comentarios