top of page

A Magia de Praga - parte 2: Castelo de Praga e Malá Strana

  • Foto do escritor: Virna Miranda
    Virna Miranda
  • 10 de nov. de 2019
  • 10 min de leitura

Atualizado: 23 de fev. de 2024

A programação do nosso segundo dia em Praga incluía a visita ao famoso Castelo de Praga e um passeio pelo bairro de Malá Strana, também conhecido como cidade pequena, onde estão situadas atrações concorridas, como o Parque Kampa e o Museu Kafka.


ree
O roteiro do nosso segundo dia em Praga

Saímos cedinho para tomar café da manhã na Starbucks que fica pertinho do Castelo e a poucos minutos do Lindner Hotel, onde estávamos hospedados. A caminhada pelas ladeiras tranquilas de Malá Strana é uma ótima maneira de começar o dia. Pegamos o acesso que atravessa os jardins do Mosteiro que tem um visual incrível da cidade lá embaixo.


ree
Vista dos jardins do Mosteiro Strahov

Logo chegamos ao Santuário de Loreta, um dos centros de peregrinação mais importantes de Praga. Na parte central do claustro, encontra-se uma réplica da Casa da Virgem Maria. A origem do Santuário data de 1626, embora o edifício tenha adquirido seu aspecto atual apenas décadas mais tarde.


ree
Santuário de Loreta

Castelo de Praga


Localizado na Colina Hradcany, local onde Praga foi fundada, o Castelo é uma das construções mais importantes da cidade, datado do Século IX. Antigamente habitado pelos reis da Boêmia, atualmente serve como a residência presidencial. O local não é simplesmente um castelo, mas um bairro inteiro, com vários palácios, igrejas e museus. Ocupando uma área superior a 72,5 mil m², é considerado pelo Guinness Book como o maior castelo do mundo e seus mil anos de história garantiram o título de Patrimônio da Humanidade. 


ree
A Catedral de São Vito, no Castelo de Praga

Um vez dentro do complexo, há muito para se ver, como a majestosa Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Torre Dalibor, o Convento de São Jorge e a Golden Lane (ou viela dourada). Por isso, reserve pelo menos umas quatro horas para conhecer as principais atrações.


Como conhecer o Castelo de Praga


Compramos nosso ticket online com alguns meses de antecedência no site da Tiqets. O ingresso custa € 16,00 e é válido por dois dias. Além de dar acesso a todas as principais atrações do complexo, ele funciona como "fura fila" e você não vai precisar encarar a fila que se forma diariamente em frente ao Castelo.



Se você estiver hospedado na Cidade Velha, pode pegar a linha 22 do bonde para chegar até o Castelo. Se estiver disposto, suba as ladeiras de Malá Strana a partir da Ponte Carlos com calma, pois esse é um passeio bem gostoso até a entrada do complexo.

ree
Essa fila se forma do lado de fora e mesmo com o ticket "fura fila" você tem que passar por ela, mas foi bem rápido

Nossa visita estava marcada para às 11h, quando deveríamos encontrar o guia da Tiqets em frente a Catedral de São Vito, para trocar o voucher pelos ingressos oficiais. As instruções diziam que ele estaria segurando um guarda-chuva azul e branco e tivemos um pouco de trabalho para encontrá-lo na multidão, mas enfim avistamos o tal guarda-chuva e as outras pessoas do grupo que se juntariam a nós para ouvir as orientações sobre como funcionaria a visita, além de uma breve história sobre o Castelo e suas curiosidades.


ree
O guia da Tiqets que orientou nossa visita

Vale ressaltar que o guia não acompanha a visita. Ele apenas recebe os turistas que compraram o ticket online, faz uma breve explanação e deixa o grupo a vontade para conhecer os edifícios em seu próprio ritmo (o que achei ótimo). Uma boa dica que ele deu foi deixar a Igreja de São Vito para o final, pois como é o prédio mais desejado e fica logo na entrada, a tendência é começar a visita por aqui, por isso as filas são bem grandes e o interior está sempre cheio de gente. Começando por outras atrações é bem provável que a fila vá diminuindo e você consiga conhecer a Catedral com a tranquilidade que ela merece.


Ao meio dia, assistimos à troca de guarda, que acontece diariamente no pátio central do complexo.

ree
A troca da guarda acontece diariamente ao meio-dia, em frente ao portão principal

ree
A Catedral de São Vito é majestosa por dentro e por fora

Basílica de São Jorge


A Basílica de São Jorge é a mais antiga igreja sobrevivente dentro do Castelo de Praga. Fundada por Vratislaus I da Boêmia em 920, foi substancialmente ampliada em 973 com a adição da abadia beneditina de São Jorge. Pequena e com sua fachada vermelha é aqui que estão os restos mortais da Santa Ludmila.



Avó e mãe de criação de Wenceslau, Duque da Bohemia entre 921 e 935, a duquesa Ludmila foi assassinada a mando de sua irmã, Drahomira (mãe de Wenceslau) e virou santa. A canonização de Santa Ludmila aconteceu logo após sua morte e seu dia é comemorado em 16 de setembro.

Antigo Palácio Real


O Antigo Palácio Real serviu de residência aos antigos reis da Bohemia desde o século 12 e hoje é a sede do governo. O belo prédio sofreu algumas mudanças ao longo dos anos, mas ainda conserva salas e salões impressionantes. Construído no século 16 para sediar cerimônias de coroação e torneios de cavaleiros, o Salão Vladislav é um dos destaques do Palácio, dando acesso a um terraço com uma bela vista exterior. 


ree
O impressionante teto do Salão Vladislav

A Catedral de São Vito


Esse é um dos pontos altos da visita ao Castelo de Praga. É uma das catedrais mais impressionantes ao redor do mundo e a maior igreja gótica da República Tcheca - suas imensas torres são vistas de qualquer lugar de Praga. No interior, belos vitrais e sua imensa nave impressionam. Apesar de extremamente turísticas, as missas ainda são celebradas diariamente na catedral.



A construção da Catedral de São Vito começou em 1344 por ordem de João de Luxemburgo e, depois de várias épocas e arquitetos diferentes, foi terminada finalmente entre os séculos XIX e XX. Suas portas foram abertas ao público no final de 1929. Local onde se coroavam os reis da Boêmia, a Catedral guarda a tumba de Venceslau IV (O rei bom) e as Joias da Coroa.

Se você quiser ter as melhores vistas de Praga e não se importa em fazer um pouco de exercício, você pode subir as torres da catedral por suas estreitas escadas em forma de caracol. De cima, você terá uma vista magnífica da Ponte Carlos, Staré Město e Malá Strana. A altura da torre mais elevada é de 99m e a das torres gêmeas é de 80m.


Golden Lane


A última etapa da nossa visita ao Castelo de Praga foi a Golden Lane, ou Rua do Ouro. O nome dessa rua curta, estreita e encantadora se deve aos ourives que moraram nela no século XVII. O lado esquerdo é ocupado por casinhas coloridas que foram construídas nos muros do castelo no final do século XVI para servir como residência aos 24 guardiões do castelo. Na casa de número 22 da Golden Lane viveu Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século XX, entre 1916 e 1917. 



Algumas das pequenas casinhas reproduzem o estilo de vida dos moradores da Golden Lane ao longo dos Séculos, como a casa da costureira, da vidente, uma graça. Outras foram transformadas em lojinhas com objetos e lembrancinhas fofos.



Uma das atrações que mais curtimos na Golden Lane foi o corredor medieval (Security Defense Hall), onde está exposta uma coleção de armaduras e armas medievais.




Uma atração divertida é testar suas habilidades de arqueiro: por 50 coroas você tem direito a atirar 3 vezes com um grande arco de madeira na tentativa de acertar o alvo com uma flecha.


A experiência a la Robin Wood encerrou nossa visita ao Castelo de Praga. Apesar de muitas pessoas passarem um dia inteiro nesse programa (algumas até retornam no dia seguinte, já que o ingresso dá acesso a dois dias de visita), para nós meio turno foi suficiente, considerando o tempo total que tínhamos em Praga (3 dias) e tudo o que ainda queríamos ver.


A saída secreta do Castelo de Praga


Uma dica muito legal é sair do Castelo pelos fundos para acessar a escadaria que fica atrás de um café que dá acesso a um lindo jardim escondido, o Fürstenberg Garten. Depois de visitar a Golden Lane, seguimos pela ruela que vai até a entrada do Lobkowicz Palace.


ree
Coleção da história da música, no Lobkowicz Palace

A rica família Lobkowicz, além de colecionadora de inúmeras obras de arte, era também patrocinadora de músicos. Na Sala de Música do Palácio Lobkowicz estão os originais da Sinfonia Eroica de Beethoven, na própria caligrafia do compositor, dedicada ao 7º príncipe Lobkowicz. Mas não é só: a coleção inclui partituras de outros gênios da história da música, como Handel, Mozart, Haydn e inúmeros instrumentos musicais.

Logo após o Palácio, avistamos o portão de saída do complexo. Mais alguns passos adiante, paramos em um café para comprar uma cerveja e, para nossa surpresa, descobrimos que por 80 coroas ganhávamos o direito de atravessar uma porta nos fundos que dava acesso à escadaria do Fürstenberg Garten.


ree
Vista de Praga no acesso ao Jardim Fürstenberg

Descendo as escadas em zigzag, chegamos a esse encanto de jardim, uma pérola escondida em Malá Strana.


ree

ree
Escadaria do Fürstenberg Garten

Depois de curtir a paz do nosso jardim secreto e descansar um pouco, seguimos para a próxima etapa do dia: passear pelas ruas de Malá Strana.


Malá Strana


Conhecida em português como "Cidade Pequena", Malá Strana era o bairro residencial da antiga nobreza tcheca e um dos lugares mais históricos da capital Tcheca. É uma região para andar sem pressa, se perdendo pelas vielas e becos que acabam sempre tendo o rio como moldura. A cada esquina você vai encontrar esculturas, jardins e belas fachadas barrocas. Estava uma tarde linda de sol, perfeita para nosso passeio, um dos mais gostosos que fizemos em nossos dias em Praga.


ree
Esculturas de cavalos em um jardim de Malá Strana. Parecem de verdade!

Museu Kafka


O famoso escritor tcheco Franz Kafka nasceu em Praga em 1883 e se tornou uma das maiores figuras da literatura mundial do Século XX. No Museu Kafka, situado em Malá Strana, é possível ver de perto a maioria das primeiras edições dos trabalhos do escritor - cartas, diários e manuscritos - e também fotos e desenhos nunca antes revelados. O acervo é interativo e bem moderno, com instalações em 3D e trilha sonora especial.


ree
Entrada do Museu Kafka

Na entrada do museu, está uma das mais famosas esculturas de David Cerny. As estátuas conhecidas como Piss ficam fazendo xixi em uma espécie de laguinho, que na verdade é o mapa da República Tcheca. O xixi forma frases famosas da literatura tcheca e também interage com o público. Se você mandar um SMS para +420 724 370 770 com seu nome ou qualquer outra coisa que queira, os homens de metal reproduzem o texto na água.


Aproveite a passagem pelo Museu Kafka para tirar fotos da Ponte Carlos de um ângulo super especial. É só se debruçar na mureta do jardim e voilá! Se deleite com o visual.


ree
O jardim do Museu Kafka tem uma vista privilegiada da Ponte Carlos

Restaurante Čertovka


Estávamos com muita fome e resolvemos parar para almoçar. Essa região próxima ao Museu (antes da ponte) tem ótimas opções de restaurante. Escolhemos o Čertovka, onde fizemos uma deliciosa refeição acompanhada por uma taça de vinho geladinho, enquanto curtíamos o visual da nossa mesa no deck debruçado sobre o rio.



O Čertovka fica na saída do famoso canal com mesmo nome, que significa "Canal do Diabo''. Diz a lenda que o nome se deve a uma lavandeira mal-humorada que lavava roupa nesse rio. Foi uma delícia observar os patos que ficam nadando pertinho da mureta em busca de uma comidinha e também assistir os barquinhos saindo do canal - o passeio pelo Canal Čertovka também é uma opção bem legal de passeio para se fazer em Praga.


ree
Canal Čertovka

Kampa Park


Ali ao lado, fica o Kampa Park, situado na ilha de mesmo nome. Em sua origem, além de ser um local usado por lavadeiras mulheres, a Ilha Kampa era conhecida pelas rodas de madeira que giravam rapidamente com a corrente do rio. A estátua que você vê na na foto abaixo é do Goblin da Roda D’água, o guardião do Rio Čertovka.



O passeio pela Ilha Kampa é super agradável. As ruas são recheadas de cafés e restaurantes românticos. Uma delícia.


Imagine um muro completamente mutante, que há 35 anos vem recebendo mensagens, pinturas, assinaturas e tantas outras demonstrações artísticas que vão se sobressaindo umas às outras e fazendo as mais antigas desaparecerem. O Muro John Lennon é uma homenagem ao ex-Beatles e começou a receber pinturas em 1980, após seu assassinato. Durante o regime comunista, o local tornou-se um símbolo de liberdade e oposição ao governo totalitário e deixar flores e velas em sua frente se tornou um hábito entre os jovens.


Infelizmente o muro estava em obra durante nossa visita, coberto por uma lona azul, e não conseguimos conhecê-lo de perto. A foto da direita encontrei no Google.


As estátuas da Ilha Kampa


Assim como em várias outras regiões de Praga, você vai encontrar estátuas muito interessantes espalhadas pela Ilha Kampa. Além dos homenzinhos fazendo xixi no Museu Kafka, fomos conhecer de perto os Crawling Babies, os "bebês" gigantes de David Cerny, no jardim do Museu Kampa.


ree
The Crawling Babies

Mas eu gostei mesmo foi dessa simpática fila de pinguins amarelos. Não parece que eles estão andando sobre as águas do Moldava?


ree
Pinguins amarelos, instalação do Cracking Art Group

Com o dia chegando ao fim, encerramos nosso passeio da tarde e fomos para o hotel tomar um banho e descansar um pouco, antes de encontrar nossas companheiras de viagem para assistir ao Teatro Negro a noite.


Teatro Negro


Na segunda noite em Praga, fomos assistir a um dos espetáculos mais populares de Praga, o Black Light Theater, ou Teatro Negro, em português. Estava ansiosa para esse programa (compramos os ingressos com antecedência pela internet), uma peça de teatro totalmente diferente, que se baseia na incapacidade do olho humano de distinguir negro sobre negro. Nas incríveis performances, os atores estão completamente vestidos com roupa negra e atuam sobre um fundo negro, o que faz com que o espectador veja apenas aquilo que se pretende mostrar. Objetos iluminados, artigos fosforescentes e personagens flutuando são alguns dos elementos que tornam essa arte tão especial.


Embora sua origem date da época imperial chinesa, os tchecos revolucionaram a técnica o Teatro Negro e transformaram no espetáculo mais popular de Praga. Foi em Praga que as luzes, sombras, mímica e acrobacias foram aperfeiçoadas. Um detalhe que costuma agradar turistas que não falam Tcheco é que as obras são mudas. A performance é totalmente guiada pela música.

Existem várias peças diferentes (consulte as que estiverem em cartaz na época da sua viagem). Escolhemos uma das mais recomendadas: Aspects of Alice. Inspirada na história de Alice no País das Maravilhas, é uma espécie de continuidade do conto sob a ótica do pai de Alice e tem como ponto de partida o final de sua infância e os dilemas do da adolescência.



O espetáculo tem 90 minutos de duração e estava em cartaz no Teatro Ta Fantastika. Amamos o Teatro Negro. É fascinante, um deleite para os olhos e para o coração. Um programa inesquecível, para encerrar com chave de outro nossa terceira noite e última em Praga.


Leia mais sobre os destinos que fizeram parte do nosso roteiro, clicando nos posts abaixo:

Nosso roteiro pela Alemanha e Praga


Berlim

Romantikstraße


Áustria

Praga

10 motivos para se apaixonar por Praga


コメント


© 2020 por TENHO ANDADO POR AÍ. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page