top of page

De Rothenburg a Füssen

  • Foto do escritor: Virna Miranda
    Virna Miranda
  • 4 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 23 de fev. de 2024

Depois de passar alguns dias explorando Wurzburg e Rothenburg ob der Tauber, duas das principais cidades da Rota Romântica, partimos para a terceira e última etapa da nossa jornada por esse roteiro pelo interior da Bavária, na Alemanha. Saímos de Rothenburg no início da manhã - tínhamos 284 km para percorrer até chegar ao nosso destino final desse dia, a pequena cidade austríaca de Reutte, na fronteira com a Alemanha, bem nos pés dos Alpes.


Ao longo do trajeto, fomos parando para conhecer algumas das cidades que fazem parte da Romantikstraße e que podem ser percorridas em algumas horas. O mapa abaixo mostra as cidades que havíamos planejado parar, mas apesar de serem menos de 300km para percorrer em um dia, cada lugar tem seus atrativos, e acho que o ideal teriam sido pelo menos 2 dias para esse trajeto para que pudéssemos passear sem pressa.


Acabamos parando apenas em 3 cidades: Dinkelsbuhl (que amei), Nordlingen (gostei médio) e Landsberg am Lech (que é linda). Infelizmente pegamos uma chuva chata quando estávamos chegando em Landsberg, então nossa parada foi rápida e não deu para conhecer a cidade direito, o que foi uma pena, pois o lugar é lindo (bem mais bonito que Nordlingen, que eu teria pulado tranquilamente).



Dinkelsbühl


A pequena Dinkelsbühl é considerada uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha, tendo sobrevivido a duas grandes guerras (a Guerra dos Trinta Anos, no Século XVII, e a 2a Guerra Mundial) praticamente intacta. Cercada por muralhas medievais, é uma das preciosidades da Rota Romântica. Além das encantadoras construções medievais em estilo enxaimel, com madeirame à vista, a cidade chama atenção pelas numerosas torres ao longo da muralha.



Nós adoramos passear pelas ruas de Dinkelsbühl, que incluiu uma parada para um café.



A cidade é pequena, com lindas casinhas coloridas.



Mas a parte mais bonita do passeio é a caminhada ao longo da muralha: fomos até o final de uma das ruas principais em direção a uma das torres e depois dobramos à esquerda, onde nos deparamos com uma ladeira que dá em uma trilha linda: de um lado, você vai margeando o muro por dentro, do outro avista-se o quintal das casas.



Ao longo do percurso, encontram-se algumas escadarias de onde se pode acessar a cidade que ficou lá embaixo.



Um encanto!


Nördlingen


Do alto da torre, essa pequena cidade alemã - de 19 mil habitantes - é um cartão postal de tranquilidade. Mas foi um evento violento o responsável por uma inusitada característica: o impacto de um asteroide com a Terra há 15 milhões de anos.


Nördlingen foi construída na cratera formada pelo impacto de um asteróide


Maquete de ferro da cidade de Nördlingen

A misteriosa história de Nördlingen nos causou curiosidade e por isso decidimos incluí-la em nossa seleção de paradas pela Rota Romântica.


Viajando a uma velocidade estimada de 25 km por segundo, o asteroide de 1 km de comprimento bateu no solo com força, formando uma cratera de 26 km de diâmetro. É nesse ponto que fica o povoado de Nördlingen. O impacto submeteu o solo rochoso a tanto calor e a tanta pressão que bolhas de carbono dentro das pedras se converteram em pequenos diamantes - todos com menos de 0,2 milímetros, quase invisíveis ao olho humano. Como não sabiam que a pedra, chamada suevita, estava salpicada de diamantes, os moradores construíram edifícios quase que completamente com essa rocha, fazendo de Nördlingen um povoado sem igual em quase todo o planeta.

Mas apesar de sua interessante origem, a cidade não oferece muitos atrativos e acredito que existem lugares bem mais bonitos na Rota Romântica que mereçam uma parada.



Demos um passeio rápido pela cidade e seguimos viagem.


Landsberg am Lech

Essa cidade, que fica às margens do Rio Lech (daí seu nome) possui um centro histórico muito bem preservado e bem cuidado, é um encanto só!


O lindo Rio Lech

Infelizmente, chegamos a Landsberg am Lech debaixo de chuva e não pudemos percorrer a cidade. Mas mesmo com o aguaceiro que caia, resolvemos parar na mais famosa atração do local: a torre Mutterturm, que dizem ter servido de inspiração para a fachada da Torre da Rapunzel dos contos de fada.


O local em torno da torre é um encanto: um jardim lindo com muito verde, riacho bem pequeno desaguando em uma pequena cachoeira e muitas pequenas pontes de madeira… simplesmente mágico!


Já estava ficando tarde, tínhamos algum chão ainda para chegar a Reutte e não queríamos pegar estrada com chuva e a noite. Então, tiramos algumas fotos no pequeno parque onde fica a Torre Mutterturm e seguimos viagem.


Foi uma grande pena, pois Landsberg am Lech é linda e gostaríamos muito de ter tido a oportunidade de conhecer a cidade com calma e de preferência em um dia de sol.


Nos despedimos da Torre de Rapunzel e pegamos a estrada rumo a Reutte, onde chegamos a noitinha. Apesar da chuva que caiu a tarde, foi um dia incrível e deu para curtir muito nossa jornada pela Rota Romântica. No próximo e último post dessa série vou contar como foram nossos dias na região de Füssen e Reutte, na fronteira da Alemanha com a Áustria, aos pés dos Alpes.


Leia mais sobre os destinos que fizeram parte do nosso roteiro, clicando nos posts abaixo:


Nosso roteiro pela Alemanha e Praga


Berlim


Romantikstraße


Áustria


Praga

10 motivos para se apaixonar por Praga



 
 
 

Comments


© 2020 por TENHO ANDADO POR AÍ. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page